Os TSD/Açores apelaram ao governo regional para que este pague as dívidas aos fornecedores e reduza os prazos de pagamento, alegando que só assim é possível “reanimar a economia” regional.
“Os TSD/Açores apelam ao governo regional para saldar os seus compromissos financeiros para com as empresas e, doravante, reduzir os prazos de pagamentos. E desafiam ainda o executivo regional a proceder ao pagamento do subsídio de férias em junho. Só assim é possível reanimar a nossa economia e evitar que mais trabalhadores açorianos vão para o desemprego”, afirmou, em comunicado, o secretariado regional da organização.
Para os TSD/Açores, os “constantes atrasos” do governo regional socialista nos pagamentos a empreiteiros e fornecedores têm causado “efeitos nefastos no pequeno e frágil tecido empresarial dos Açores”.
“Os TSD/Açores denunciam também a incapacidade do governo regional para encontrar um modelo desenvolvimento para a nossa Região. A falência de muitas empresas açorianas é consequência direta e exclusiva de políticas avulsas e improvisadas da governação socialista regional”, afirmaram.
A organização acrescentou que os trabalhadores “não podem ser os únicos a pagar a crise”, considerando que “não podem ser penalizados pelos erros da má governação nacional, da anterior como dos que à atual também poderão ser imputáveis”.
“Repudiaremos qualquer tentativa para reduzir os rendimentos dos trabalhadores, para aumentar a carga fiscal sobre o trabalho e o consumo ou para diminuir as funções mais básicas do chamado Estado Social”, afirmaram os TSD/Açores.