Skip to main content

O PSD/Açores acusou o Governo Regional de estar a fomentar “um retrocesso inaceitável para os cuidados de saúde prestados pelo Hospital da Horta”, considerando que “a reforma pretendida pela tutela foi feita sem se ouvirem as pessoas responsáveis pela unidade de saúde. Foi feita contra essas pessoas”, disse mesmo o deputado Luís Garcia.

O social-democrata falava após uma reunião dos deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial, Pico e Flores, na qual analisaram a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde, concluindo que “a proposta em causa não é um contributo positivo para a desejada sustentabilidade do setor, pois afinal aumenta os seus custos ao invés de os diminuir”, avançou.

Para Luís Garcia, “as reformas devem ser feitas para as pessoas e com as pessoas. Devem ser feitas com quem está no terreno e conhece as dificuldades e as pretensões de cada unidade de saúde, e não foi isso que aconteceu no Hospital da Horta”, afirmou.

O deputado do PSD/Açores reafirmou o compromisso do partido “em defender esta unidade de saúde, pelo que somos frontalmente contra a redução de especialidades ou de qualquer outra valência no Hospital da Horta. Afirmámo-lo perante a sua administração e estamos agora a dizê-lo diretamente para os seus utentes”, frisou.

“Não podem ser retirados serviços como a Oncologia ou a Urologia, que é uma referência do nosso hospital na Região, bem como a Unidade de Cuidados Intensivos, pois isso vai inviabilizar outros atos médicos. Além de que a proposta do Governo Regional deixa também aberta a porta para o encerramento do bloco de Partos na Horta”, alertou o social-democrata.

Luís Garcia lamentou ainda “a redução da Medicina Hiperbárica, que é aqui desenvolvida com assinalável sucesso”, reforçando que “o PSD/Açores está contra esta proposta, e foi com satisfação que nos inteiramos de uma posição semelhante por parte da administração do Hospital da Horta. Apelamos mesmo a que as populações e instituições das ilhas que representamos se manifestem da mesma forma”.

O deputado do PSD/Açores acrescentou que “já temos alertado, nos últimos anos, para toda a perda de valências que foi acontecendo em relação ao Hospital da Horta. É inaceitável esta postura de claro desmantelamento do hospital levada a cabo pela tutela, e é contra ela que vamos unir todas as nossas energias, pois sentimos que os utentes e os profissionais corroboram desta nossa discordância”, concluiu.