O PSD/Açores requereu a audição do presidente do governo para que este explique as suas “contradições” sobre o alegado não aproveitamento de fundos do orçamento regional pela RTP/Açores.
“O presidente do governo faltou à verdade quando pretendeu colocar sobre a RTP/Açores o ónus de não ter sido aproveitada a verba de 343 mil euros que constava no Plano Regional de 2012 como ‘Apoio regional ao serviço público de rádio e televisão’”, afirmou o deputado social-democrata José Andrade, à margem dos trabalhos da comissão parlamentar de Assuntos Parlamentares.
O parlamentar do PSD/Açores destacou o facto de, na audição feita em comissão ao diretor da RTP/Açores, este ter afirmado que o governo regional transmitiu ao canal de televisão, no final do ano passado, que “não estaria disposto a conceder o apoio orçamentado”.
Pelo contrário, em fevereiro deste ano, o presidente do governo regional acusou a RTP/Açores de “nem sequer se dignar a dizer ‘Então como é que fazemos agora para passar esse dinheiro para o usarmos?’”.
“O diretor da RTP/Açores confirmou aqui que, no final do ano, recebeu um telefonema do dr. André Bradford (já então provavelmente na sua nova qualidade de chefe de gabinete do atual presidente do governo) a informar que, afinal, este ano não era possível pagar a verba orçamentada. Ora, o conteúdo da comunicação demonstra que o governo não pagou porque não quis ou não pôde (já não teria dinheiro depois das eleições) e a forma da comunicação (um telefonema feito à noite) não abona minimamente a favor do formalismo que o próprio governo reclamava da RTP”, lembrou José Andrade.
O deputado social-democrata acrescentou que, “em face disto tudo, o PSD/Açores propôs que o presidente do governo seja chamado à comissão para justificar a manifesta contradição existente entre suas declarações públicas que proferiu e a versão diferente que foi agora transmitida pela RTP/Açores aos deputados”.