Skip to main content

O PSD/Açores exigiu que o Governo Regional “esclareça qual é a sua real posição em relação à Universidade dos Açores”, defendendo que a academia açoriana “é uma garantia da autonomia regional, prestando um serviço valioso, como o provam as menções que lhe são feitas, a vários níveis, fora da Região e do país”, disse o deputado António Ventura.

O social-democrata falava durante a discussão de um projeto de resolução, que propunha uma Frente Comum em defesa da Universidade dos Açores, na qual questionou “como é que este governo [regional] defende a Universidade dos Açores, se há membros do executivo que querem a sua reestruturação”, avançou.

Segundo Ventura, “é bom que o governo não sofra de uma dupla personalidade, e que esclareça de uma vez por todas qual é a sua posição concreta sobre a Universidade dos Açores”, nomeadamente “se é favorável à manutenção da sus tripolaridade, afinal é preciso impedir a redução nos apoios que o próprio Governo Regional dedica a essa tripolaridade”.

O deputado do PSD/Açores salientou também a importância de se “manter a componente da investigação na Universidade dos Açores”.

“O PSD/Açores não se cansa de salientar que podemos vender ciência a outras regiões. Que há valias da nossa universidade que estão subaproveitadas”, frisou.

“Assim como nunca é demais denunciar que ainda não estão abertas as inscrições para diversos programas de apoio aos alunos, assim como se prolongam os problemas com as muitas bolsas atribuídas em ano eleitoral, e que depois ficaram por pagar”, continuou.

António Ventura criticou ainda diversas afirmações do atual Secretário Regional da Educação proferidas “enquanto deputado à Assembleia da República, eleito pelos PS no círculo dos Açores, quando desmereceu em diversos textos de opinião a academia açoriana, considerando mesmo que a nossa universidade não tinha condições de existir”.

“Foram afirmações graves e que exigem ser esclarecidas”, concluiu.