O Presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, manifestou-se “muito preocupado” com o “programa de austeridade para o Serviço Regional de Saúde anunciado pelo governo regional e que vai, ao que tudo indica, “dificultar o acesso dos açorianos à prestação de cuidados de saúde”.
Em declarações à comunicação social, no parlamento regional, Duarte Freitas estranhou, entre outras coisas, “que o documento apresentado pelo governo não faça qualquer referência ao financiamento da Saúde nem quais as medidas a adoptar para resolver esse problema da dívida”. Segundo Duarte Freitas, “a explicação sobre como se vai sanear a dívida da Saúde é imprescindível para que depois se possa agir na reestruturação do Serviço Regional de Saúde”.
Duarte Freitas anunciou que o PSD/Açores irá analisar “com grande tranquilidade e ponderação a proposta do governo uma vez que importa salvaguardar o essencial, e para o PSD/Açores o acesso dos açorianos a bons cuidados de saúde é o essencial em todo este processo”.
O presidente do PSD/Açores lamentou ainda o facto de no documento já apresentado “existirem diversas quebras nos compromissos eleitorais do Partido Socialista” considerando “que essa parece ser uma tendência do governo regional em várias áreas. Já no que respeita à não privatização de sectores estratégicos, como é o caso da EDA, o PS prepara-se para fazer exatamente o contrário do que prometeu nas eleições”.
“A proposta do plano de austeridade regional para a Saúde é mais um exemplo de como o PS se preparar para não cumprir o que prometeu aos açorianos”, concluiu.