O PSD/Açores entregou no parlamento regional uma iniciativa legislativa que pretende transpor para o direito regional a diretiva comunitária que fixa o prazo para pagamento a fornecedores em 30 dias.
Segundo o presidente do PSD/Açores trata-se de uma iniciativa que visa “ajudar a economia e as empresas dos Açores” num momento “de grande fragilidade e no qual os dinheiros públicos têm um peso muito significativo”.
“O pagamento a tempo e horas por parte das entidades que se encontram na dependência do governo regional assume uma enorme importância para a economia dos Açores e para a manutenção do emprego. Tal como o PSD/Açores tem afirmado, o melhor que o governo regional pode fazer para ajudar a economia açoriana é pagar o que deve neste momento a fornecedores”, adiantou.
Assim, a proposta do PSD/Açores prevê “que em qualquer circunstância o pagamento a fornecedores seja feito a 30 dias, inclusivamente no sector da Saúde, na medida em que é neste sector que existem mais queixas de pagamentos em atraso”.
“Tendo em conta as garantias do governo regional de que as finanças regionais estão de boa saúde e, depois do próprio vice presidente ter afirmado esta semana que até ao final do primeiro semestre serão pagas todas as dívidas a fornecedores neste sector não há motivos para que a proposta do PSD/Açores não seja aprovada”, concluiu.