O presidente do PSD/Açores anunciou a apresentação, no parlamento, de uma iniciativa legislativa “contra a privatização da EDA”, de forma a que “não se quebre a unanimidade existente” entre todos os partidos com assento no plenário contra a privatização de setores estratégicos.
Duarte Freitas, que falava após uma reunião com a União de Sindicatos de Angra do Heroísmo, disse esperar que “o Partido Socialista não quebre essa mesma unanimidade, uma vez que a elétrica açoriana é, sem dúvida, parte integrante desses setores estratégicos”.
“Vamos apresentar uma proposta de resolução a recomendar ao governo regional que não avance para a privatização”, revelou.
O líder social-democrata mostrou-se convicto “de que não sejam o executivo açoriano e a maioria que o suporta a quebrarem esse consenso, de forma a não renegarem aquilo que é o seu próprio programa de governo”.
Duarte Freitas recordou que, “ainda há pouco tempo, e após reunir com um sindicato do setor elétrico, o presidente do governo pôs a hipótese de privatizar a EDA, e adiantou mesmo que essa hipótese estaria em estudo até ao final do ano”.
“Pensamos que, embora seja o Partido Socialista quem mais apela ao consenso na Região, estará a ser mesmo o próprio PS a quebrar essa unanimidade”, disse.
“Está preto no branco, no programa eleitoral e no programa de governo do Partido Socialista, que não iria privatizar os setores estratégicos, pelo que estranhamos muito que agora mudem de opinião. Daí que queiramos também uma explicação do governo para esta inversão, sendo que deve ser garantido o cumprimento dos compromissos assumidos sobre a questão”, concluiu.