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Já aqui neste espaço defendi a SATA. A SATA é uma conquista dos açorianos, construída pelos açorianos e dos açorianos. Não conheço nenhum território no mundo que tenha menos de duzentos e cinquenta mil habitantes e que tenha uma companhia aérea de igual dimensão, penso que com o nosso mercado exíguo muito dificilmente teríamos alguém a fazer o papel da SATA, se não fossemos nós com os nossos meios.

Se bem aproveitada pode e deve ser um instrumento ao serviço dos açorianos, de quem nos visita e dos que cá não estão mas sentem-se como pertencentes a esta terra. Temos que perceber que há um caminho a percorrer e que a nossa companhia tem que percorre-lo, seria um erro chamar outros para desempenhar o nosso papel, no nosso espaço aéreo e com os nossos clientes.

É, também, uma alegria saber que há uma empresa regional que paga aos seus funcionários ordenados muito acima da média da região e que ombreiam com os do sector a nível nacional, isso potencia a nossa economia.

A greve é um direito em democracia, disso não podemos duvidar, nem questionar. A recente greve da SATA foi, e é, uma calamidade para os interesses da região e da própria companhia. Não me cabe encontrar culpados, apenas constatar que isto é ruinoso para a economia regional. Também não se percebe a definição dos serviços mínimos que de mínimos só tiveram a competência na sua definição.

As partes intervenientes neste processo devem perceber que acima dos interesses individuais ou da empresa estão os interesses da região. Os interesses de uma minoria não podem por em causa os interesses da maioria, mesmo que isso seja legal. A ética ainda existe!?

Por outro lado estarão os interesses e a viabilidade da empresa garantidos? Por um lado o transporte aéreo é um sector que muito tem mudado nos últimos tempos, por outro lado as ajudas publicas às empresas são cada vez mais condicionadas pela União Europeia. Perante esta realidade é bom que o governo regional e os funcionários da companhia tenham a clara noção da necessidade de terem uma empresa financeiramente equilibrada.

A Swissair era uma companhia de referência mundial e desapareceu. Seria com uma profunda tristeza que veríamos acontecer o mesmo à SATA, seria uma mancha na história da região.