O Presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, apelou ao governo regional para que “não volte a cometer os mesmos erros trágicos” cometidos nos últimos anos no setor da construção civil, com o lançamento de grandes obras que “impediram a participação de empresas regionais”.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social, na sequência de uma reunião com a Associação dos Industriais de Construção e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), recordou que “ao longo dos últimos anos foi cometido um erro trágico para as nossas empresas regionais uma vez que os concursos de grandes empreitadas não foram subdivididos impedindo assim que essas empresas participassem nesses concursos”.
“As consequências são hoje conhecidas: as empresas de construção civil passam por uma crise muito profunda e só o setor da construção civil regional perdeu mais de 10 mil postos de trabalho”.
Para o presidente do PSD/Açores é, por isso, preciso “que o governo regional evite cometer os mesmos erros, procedendo à subdivisão das empreitas para que assim mais empresas açorianas possam participar nesses concursos”.
Duarte Freitas manifestou-se, ainda, preocupado com “a diminuição do número de obras públicas lançadas a concurso pelo governo regional uma vez que essa diminuição indica que o setor continuará a passar por grandes dificuldades”.
O líder dos sociais democratas açorianos recordou ainda o apelo feito aos candidatos autárquicos do PSD/Açores para que “apostem de forma muito concreta na área da reabilitação urbana. Cada candidato é responsável pela elaboração do seu programa, mas deve ter em atenção a grande necessidade atual de apostar na reabilitação urbana já que essa aposta será um importante contributo para a economia da nossa Região”.