O presidente do PSD/Açores considerou que o Governo Regional “parece apresentar condições para pagar atempadamente a todos os seus fornecedores”, pelo que o grupo parlamentar social-democrata entregou, na Assembleia Legislativa, “uma proposta para que todos esses pagamentos sejam feitos a 30 dias, pois consideramos que o mais importante que o governo pode fazer em prol da Economia dos Açores é pagar o que deve aos seus fornecedores”.
Duarte Freitas falava após uma reunião com a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), onde esteve “a recolher a perceção dos empresários sobre esta matéria, ficando claro que, atendendo às últimas afirmações do governo e do seu vice-presidente, indicando que as finanças regionais estão bem e que até na área da Saúde vão pagar tudo durante o primeiro semestre deste ano, só podemos esperar que a tutela cumpra”.
“Portanto, dentro de um mês e alguns dias, tudo deverá estar pago, pois parece haver essa possibilidade. Assim sendo, é expectável que o partido socialista e o governo aprovem a nossa proposta, de modo a que todos os fornecedores da administração regional recebam os seus pagamentos a 30 dias”, frisou o presidente do PSD/Açores.
Duarte Freitas referiu que, “da parte da CCAH, há uma perceção profunda de que a situação económica e social nos Açores é muito grave, e abordamos mesmo as consequências que isso pode ter no desenvolvimento da Região, onde o desemprego continua a crescer e onde se percebe que este é um ano muito difícil. No final de um quadro comunitário de apoio, seria a altura ideal para o Governo Regional pagar o que deve e injetar o necessário capital nas empresas”, reforçou o líder social-democrata.
“Só na área da Saúde, e reportando-nos aos dados de 31 de dezembro de 2012, havia cerca de 130 milhões de euros de dívidas a fornecedores, e falando apenas de fornecedores, não de acordos com a banca ou outras situações”, lembrou o presidente do PSD/Açores.
“Atendendo ao que diz o senhor vice-presidente do governo sobre o estado das finanças regionais, este período é a altura certa para a tutela pagar o que deve. Foi nesse sentido que fizemos a proposta já citada, e que contamos com o governo e com o partido que sustenta a sua maioria para permitir um pagamento atempado, e a 30 dias, aos fornecedores da Região”, concluiu Duarte Freitas.