O PSD/Faial afirmou que a proposta do governo de reestruturação do Serviço Regional de Saúde constitui um “retrocesso de décadas” na qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações servidas pelo hospital da Horta.
“A redução de serviços e de especialidades no hospital da Horta, agora proposta e conhecida, implicará, caso avance, o encerramento das especialidades de oncologia, urologia e ainda o fim da unidade de cuidados intensivos. Consta ainda da proposta que a câmara hiperbárica existente neste hospital passará a ter uma utilização condicionada”, afirmou Andy Rodrigues, presidente da comissão política de ilha do Faial, em conferência de imprensa.
O dirigente social-democrata faialense salientou que, “a concretizar-se o que está preconizado na referida proposta, a Saúde nesta zona da Região conhecerá um retrocesso de décadas na diversidade e na qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações”.
“Foi com espanto e revolta que os faialenses ficaram a saber que o governo regional dos Açores propõe uma redução de serviços e de especialidades no hospital da Horta, quando nas últimas eleições prometeu aos eleitores desta ilha ‘dotar o hospital da Horta de meios humanos com formação específica, designadamente especialistas nas várias áreas da medicina’”, recordou.
Segundo Andy Rodrigues, “não podem ser os utentes do hospital da Horta a pagar anos de desvario e descontrolo da gestão socialista do Serviço Regional de Saúde”.