O PSD/Açores vai apresentar ao parlamento regional uma proposta para a criação de um Programa de Auto-Emprego Jovem (PAEJ).
O anúncio da criação deste programa foi feito no Pico pelo deputado do PSD/Açores e presidente da JSD/Açores, Cláudio Almeida, durante o encerramento das jornadas parlamentares que decorreram naquela ilha durante os últimos três dias.
Segundo o deputado social democrata “o desemprego jovem assume contornos de uma verdadeira tragédia geracional, com 40 por cento dos jovens que procuram a não conseguir encontrar trabalho” enquanto “muitos outros milhares frequentam programas de estágio que se encontram transfigurados em meros programas ocupação”.
“São milhares de jovens que podem não estar nas estatísticas oficiais do desemprego, mas que não encontram, seguramente, motivos para confiar no futuro”.
Segundo Cláudio Almeida, o PAEJ “constitui um programa que pretende dar mais uma resposta a todos os jovens que queiram lançar o seu próprio emprego assegurando-lhes um rendimento mensal, tal como acontece nos programas Estagiar L e T”.
O programa que o PSD/Açores vai apresentar “destina-se a todos os jovens pretendam promover auto-emprego através da constituição de novas empresas, nomeadamente como empresários em nome individual, estabelecimentos individuais de responsabilidade limitada, sociedades unipessoais por quotas, ou pela sua participação nos vários tipos de sociedades comerciais previstas na lei, excluindo as sociedades anónimas”.
É, igualmente, estabelecido que “esse apoio terá a duração de 12 meses, prorrogáveis por mais seis, mediante certas condições. Não faria sentido continuar a apoiar quem não apresente resultados, mas fará sentido prolongar o apoio a quem começa a crescer e a gerar receitas, ou reduzir esse apoio em função das receitas que começam a ser geradas”.
De acordo com o deputado social democrata açoriano “o programa que apresentaremos no parlamento não implica qualquer juízo de valor em relação aos diferentes programas que têm vindo a ser lançados pelo governo regional. Na verdade, muitos deles são comuns às propostas eleitorais que apresentámos aos açorianos”.
De facto, assegurou, “para o PSD/Açores esta é uma medida inovadora que bem aplicada pode ser um excelente complemento aos referidos programas Estagiar ou, por exemplo, ao CPE Premium”. “Esperamos que o Partido Socialista possa encarar esta nossa proposta com mesma disponibilidade que pede aos outros partidos, em vez de tentar copiar, vir atrás ou apoucar as propostas como, por vezes, infelizmente, acontece”, concluiu.