O Presidente do PSD/Açores lamentou que o Partido Socialista nacional não adote o mesmo comportamento que tem sido seguido pelos sociais democratas açorianos na tentativa de encontrar soluções “para os imensos problemas que afligem a Região e o país”.
Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma visita à Associação de Juventude Aprender a Viver, recordou que o PSD/Açores “sem responsabilidades na situação a que a Região chegou, tem vindo a seguir uma postura de diálogo e de colaboração enquanto o Partido Socialista com todas as responsabilidades, tem fugido ao diálogo e à colaboração”.
Em relação à decisão do Tribunal Constitucional de declarar inconstitucionais algumas das medidas previstas no Orçamento do Estado, o presidente do PSD/Açores considerou ter sido essa uma decisão “que vai de alguma forma aligeirar a austeridade”, mas considerou imprescindível “que todos contribuam com propostas de forma a encontrar caminhos que permitam compensar o impacto orçamental dessa decisão”.
Para Duarte Freitas, há uma “perspetiva positiva uma vez que os funcionários públicos e reformados recebem mais um mês de ordenado” permitindo “um certo aligeirar de uma austeridade que já se torna excessivamente penosa”.
“Esta decisão impõe que se encontrem alternativas para cumprir os nossos compromissos externos que surgiram no seguimento da bancarrota de José Sócrates”, disse.
O líder dos sociais democratas açorianos lembrou, por isso, que enquanto nos Açores o seu partido, “sem qualquer responsabilidade no desastre a que chegou a região, está disponível a dialogar, a apresentar propostas e a colaborar com o Governo e partidos para atenuar a situação” das ilhas, na República “o Partido Socialista demite-se das suas responsabilidades”.
“E isto passa-se nos Açores, em que o PSD/Açores é oposição e está com esta postura. Infelizmente, na República, o PS que é o principal responsável pela situação a que chegou Portugal, agora demite-se da suas responsabilidades e está numa guerra política contra tudo e contra todos e se calhar devia estar mais na postura que o PSD/Açores tem nos Açores”, insistiu.
O presidente do PSD/Açores sublinhou também o papel de instituições como a Associação de Juventude Aprender a Viver junto da comunidade por desenvolverem um trabalho de “forma altruísta”.
“Um exemplo de excelência e de cidadania para tentar atenuar muitas das dificuldades que atravessam os Açores. Quero deixar uma palavra de conforto e de incentivo para todas as pessoas que estão a trabalhar nos Açores para que menos crianças e menos pessoas tenham dificuldades e para que alguma fome que grassa nos Açores possa ser atenuada”, concluiu.