O presidente do PSD/Açores garantiu que o partido será “solidário com todos os partidos regionais na defesa dos interesses da região e de todos os açorianos que foram afectados afetados pelo mau tempo”.
Duarte Freitas, em declarações à comunicação social, assegurou, por isso, existir da parte do PSD/Açores “total disponibilidade para protestar, reivindicar e para fazer tudo o que for possível” de forma “a assegurar que o Governo da República tenha uma atitude coerente e solidária para todos quantos foram vítimas dos temporais que assolaram recentemente a Região”.
“A posição do PSD/Açores sobre este assunto é muito clara”, garantiu Duarte Freitas: “a solidariedade não pode ter dois pesos e duas medidas. Nós discordamos do Governo da República no que foi proposto como solidariedade para os atingidos pelos temporais. Tem de ser tomada outra atitude por parte do Governo da República em relação e esta matéria”, defendeu.
Na verdade, acentuou, “da mesma forma que entendemos que o governo regional não pode mais andar a fingir que paga a tempo e horas quando não paga, também não podemos admitir a posição que foi assumida pelo Governo da República relativamente à ajuda pedida por causa do mau tempo”.
O Presidente do PSD/Açores aconselhou, ainda, os dois governos “a falarem um com o outro de forma a resolver este assunto uma vez que as divergências que são patentes devem ser ultrapassadas a bem dos Açores e dos açorianos”.