Skip to main content

A JSD/Açores não pode deixar de lamentar a posição pública hoje assumida pelo Governo Regional dos Açores relativamente a um conjunto de questões levantadas pelo deputado regional e presidente da JSD/Açores, Cláudio Almeida, sobre o programa Empreende Jovem e sobre os sistemas de incentivos.

Na verdade, o governo regional aparenta ser um seguidor do velho ditado que diz que se podem enganar poucos durante muito tempo, alguns durante algum tempo, mas não se consegue enganar todos durante todo o tempo.

É, por isso, que a resposta hoje anunciada pelo governo regional ao requerimento sobre o Empreende Jovem é, acima de tudo, um insulto à verdade e uma tentativa desesperada de fazer com que o português utilizado no preâmbulo possa omitir e fazer esquecer as respostas que, pelos vistos, o governo não quer dar.

Basta notar que o governo regional baseia toda a sua resposta às dúvidas levantadas pelo PSD/Açores sobre o programa Empreende Jovem afirmando que este foi um programa criado em 2010 quando o governo regional sabe que isso não é verdade.

De facto, e ao contrário do que é afirmado, o Empreende Jovem não foi criado pelo Decreto Legislativo Regional 25/2010/A de 22 de Julho, mas sim pelo Decreto Legislativo Regional 27/2006/A de 31 de Julho, ou seja quatro anos antes da data indicada pelo governo regional na sua resposta ao requerimento apresentado pelo presidente da JSD/Açores.

Assim, o que acontece é que o governo regional, para não responder às perguntas apresentadas no requerimento, elimina quatro anos de Empreende Jovem da sua resposta.

Ora, estando nós em 2013, não deixa de ser curioso que o governo regional falte à verdade sobre a data da entrada em vigor de um programa apenas para que essa mentira possa sustentar a sua versão de que não existem elementos por estar a decorrer um período de 3 anos sobre o início do Empreende Jovem.

 

A Comissão Política Regional da JSD/Açores