Skip to main content

Os vereadores do PSD/Açores na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo viram aprovada a sua proposta para isentar “de todas as taxas municipais referentes a obras as habitações atingidas por térmitas”, tendo em conta que “a cidade de Angra do Heroísmo tem um problema grave de infestação de térmitas e que, já desde 1999 que os especialistas falam do problema e advertem para os graves níveis de infestação e propagação da praga”, disse António Ventura.

Segundo o social-democrata, calcula-se que “25% das habitações de Angra estão atingidas por térmitas, e o relatório sobre as térmitas de 2011 aponta para um aumento preocupante da infestação. Estamos perante um sismo silencioso em Angra, com todos os custos sociais e patrimoniais daí decorrentes”, alerta o autarca do PSD/Açores.

António Ventura referiu que no centro histórico de Angra “aumenta o risco de despovoamento, tendo em conta que a praga das térmitas conduz a elevados custos económicos para os moradores, sem que existam medidas práticas e legislação abrangente e célere para combater o problema”, adianta.

Para o vereador, “deve ser a câmara municipal, como governo de proximidade a atuar sobre o problema, com ações próprias e, em simultâneo, a propor e a reivindicar junto do Governo Regional novas medidas de combate”, defendeu.

A crítica social-democrata é também dirigida ao executivo, pois “até parece que o Governo Regional abandonou o combate à praga das térmitas, ao prever no Plano e Orçamento para 2013 somente a irrisória quantia de 36800 euros para toda a Região”, concluiu António Ventura.