Skip to main content

O PSD/Açores pediu explicações ao Governo Regional sobre todas as dívidas dos organismos públicos regionais, considerando que “a regularização dos pagamentos em atraso pela administração pública regional pode constituir uma importante peça no combate ao maior desemprego de sempre verificado nas nossas ilhas”.

Segundo um requerimento enviado pelo grupo parlamentar social-democrata à Assembleia Legislativa, foi com grande surpresa que o sector empresarial regional “tomou conhecimento da admissão pública, pelo Vice Presidente do Governo Regional, de que há pagamentos em atraso por parte de várias entidades públicas regionais”, avançou o deputado Cláudio Lopes.

“A posição, assumida num jornal regional, representa uma evolução significativa do discurso oficial seguido nos últimos anos pelos responsáveis do Partido Socialista”, afirma o parlamentar, sublinhando que, “no entanto, o Vice Presidente ainda utiliza um tom que tenta dar a entender que entidades como os hospitais regionais ou o IROA nada têm a ver com o governo”, explica.

“Mas o facto de se admitir que as entidades públicas têm pagamentos em atraso, e que estes estão a dificultar de forma muito significativa a atividade das empresas regionais, não pode deixar de ser notado pelo PSD/Açores como um passo para ajudar as açorianas e os açorianos a sair da maior crise financeira, económica e social da Autonomia”, disse Cláudio Lopes.

O requerimento pede um conjunto de dados à tutela, visando as empresas, institutos, hospitais ou outras entidades cujo capital social detenha participação pública, solicitando “os montantes em dívida dessas mesmas entidades, assim como os prazos de pagamento médio por entidade ou, caso existam, os seus planos de regularização de pagamentos”, explica.

Segundo Cláudio Lopes, o PSD/Açores “está muito preocupado com a trágica situação da nossa economia”, e defende que “sem empresas saudáveis não poderá haver emprego, pelo que sem a regularização das dívidas da administração pública será mais difícil ter empresas saudáveis e a consequente criação de emprego”.

O social-democrata adianta que o Governo Regional deve também divulgar “a lista das dívidas a particulares e a empresas privadas, referentes a apoios públicos por prejuízos ou danos provocados pelo mau tempo”, bem como a listagem dos pagamentos em atraso da SINAGA aos produtores de beterraba e aos seus fornecedores. É urgente que haja todo este conjunto de esclarecimentos”, concluiu.