Skip to main content

O PSD/Açores defendeu a extensão do Serviço Regional de Saúde ao concelho das Lajes das Flores, questionando o Governo Regional sobre a possibilidade “de se deslocar um médico de medicina geral e familiar, do centro de saúde de Santa Cruz das Flores, ao concelho das Lajes, num mínimo de três vezes por semana”, disse o deputado Bruno Belo.

O social-democrata enviou um requerimento à Assembleia Legislativa nesse sentido, onde explica que “o serviço de transportes públicos existente nas Flores não permite deslocações da forma mais conveniente, obrigando mesmo a que os utentes incorram em custos acrescidos para obter cuidados de saúde. Neste momento o Serviço Regional de Saúde apenas disponibiliza um médico, para consultas no concelho das Lajes, uma vez por mês”, adianta.

Considerando que “a Vila das Lajes das Flores dista cerca de 20 quilómetros da unidade de saúde da ilha das Flores”, Bruno Belo aponta a deslocação de um médico, “de forma periódica e regular”, como “a única resposta expedita a quem necessita de cuidados de saúde, afinal um bem essencial e um dever básico de uma sociedade moderna e solidária”, afirma.

O deputado do PSD/Açores acrescenta que “a população envelhecida, e com dificuldades de mobilidade até pela sua condição etária, carece de acompanhamento assíduo do seu estado de saúde, sobretudo ao nível preventivo”, sustenta.

Bruno Belo lembra que residem no concelho das Lajes das Flores “cerca de 1500 pessoas, havendo uma particular importância a dar ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia, que acolhe 31 utentes, necessitados de cuidados de saúde mais próximos e permanentes. Daí também esta nossa preocupação, que esperamos seja entendida e atendida pela tutela”, concluiu.