O Presidente do PSD/Açores lamentou que o Governo Regional “não tenha acolhido no Orçamento uma proposta que visava o aumento do complemento de pensão em 10 por cento”.
Duarte Freitas, que falava à comunicação social no final de uma visita ao Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada, considerou “uma medida positiva do Governo Regional o anúncio de que irá ser corrigida uma disfunção da legislação nacional que fazia com que esse complemento acabasse para alguns pensionistas, tendo em conta as novas tabelas do IRS”, mas lamentou “que essa postura não tenha sido seguida também no que diz respeito à proposta do PSD/Açores para o aumento do complemento de pensão”.
“A proposta do PSD/Açores fazia com que fosse aprovado um aumento igual ao do ano passado, ano de eleições regionais. Entendemos que se no ano passado esse aumento teve como justificação a situação de crise que se vive, então ainda mais sentido faria aprovar um aumento igual para o ano corrente, já que a crise é ainda maior”.
O Presidente do PSD/Açores disse ainda que a visita ao Lar Luís Soares de Sousa teve como objetivo dar conta “da grande preocupação do nosso partido relativamente às contrações financeiras que se estão a registar nos apoios a esta instituições, nomeadamente com protocolos que estão já assinados e que ainda não estão a ser executados”.
“É preciso apoiar estas instituições”, defendeu Duarte Freitas, recordando que “há cada vez mais solicitações por parte dos idosos e das famílias , mas há também cada vez maiores dificuldades para conseguir dar resposta a essas solicitações”.
“Esses protocolos que já estão assinados podem aumentar a capacidade de resposta pelo que esperamos que das entidades públicas exista resposta de forma a que instituições como esta possam acolher as solicitações que estão a receber todos os dias”.