O PSD/Açores considerou hoje que a nova estratégia para o turismo da Região “é igual à anterior”, criticando a postura “facilitadora” do Governo Regional em relação apenas ao turismo nacional “quando se sabe que as quebras do turismo estrangeiro caíram 10,3%, enquanto a quebra de turistas com origem nacional foi de 8,1%”, disse o deputado Jorge Macedo.
Intervindo durante a discussão do Plano e Orçamento para 2013, o social-democrata frisou que “as críticas que o PSD/Açores faz sobre as políticas de turismo postas em prática na Região assentam em números claros”, como o facto do número de dormidas e dos proveitos do setor terem atingido, “no final de 2011, valores semelhantes aos de 2005, ou seja retrocedemos seis anos”, explicou.
Jorge Macedo acrescentou que, “em 2012, esses mesmos valores regrediram 7 anos, chegando aos números de 2004 e, já este ano, registaram-se quebras de 8,8% nas dormidas. Ou seja, as boas intenções falharam e hoje temos empresários aflitos, pelos avultados investimentos feitos até 2007, e que agora não têm turistas, só têm camas”, concluiu o deputado do PSD/Açores.