O PSD/Açores alertou o Governo Regional para “as suas responsabilidades” em acompanhar todos os processos relacionados com a Base das Lajes, considerando que “a Assembleia Legislativa dos Açores não pode ficar de fora de todas as decisões, afinal tudo se passa num espaço territorial que é da Região, e é também nesse sentido que a nossa Autonomia deve ser salvaguardada, ou seja defendendo os interesses dos açorianos”, disse o deputado António Ventura.
O social-democrata chamou a atenção da tutela para a necessidade “de se minimizarem todos os impactos negativos que a anunciada diminuição do contingente norte-americano terá na vida dos açorianos em geral, e dos terceirenses em particular, quer pela redução no número de postos de trabalho quer pela diminuição da atividade económica, direta ou indiretamente”, explicou.
António Ventura considerou que “o PS copiou uma proposta do PSD/Açores sobre a Base das Lajes”, lembrando que, em novembro de 2012, os deputados social-democrata PSD apresentaram uma proposta de acompanhamento, por parte da Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa, a todo o processo, isto através de um conjunto de audições, que incluía reunir com os Ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, bem como com o Embaixador dos Estados Unidos. O que o PS propôs hoje não é mais do que já estava previsto”, avançou.
O deputado do PSD/Açores disse ainda que “aguardávamos que os deputados do PS já tivessem tido alguma iniciativa de âmbito regional perante toda esta situação, o que não aconteceu. Sendo agora esta proposta apenas um passa-culpas, como já se assistiu noutras áreas por parte da bancada do PS, e que nada acrescentou ao que já estava decidido”, concluiu.