Skip to main content

O Presidente do PSD/Açores manifestou a disponibilidade do seu partido para ajudar o Governo Regional a “encontrar soluções que ajudem os açorianos a sair da maior crise financeira, económica e social da Autonomia”.

Duarte Freitas, que falava aos órgãos de comunicação social, na abertura das jornadas parlamentares do PSD/Açores, que estão a decorrer na Ribeira Grande, recordou que os sociais democratas açorianos “não têm qualquer responsabilidade na situação a que os Açores chegaram, mas como partido responsável é sua obrigação ajudar a encontrar soluções”.

Na verdade, disse, “o Governo Regional tem grandes responsabilidades nesta situação, apesar de tentar sempre encontrar desculpas e aliviar responsabilidades para outros. Não é verdade, o Governo Regional é o grande responsável por esta crise, como se comprova, aliás, pelo facto da crise ser bem mais acentuada nos Açores”.

Entre as responsabilidades do Governo Regional, o Presidente do PSD/Açores indica o caso flagrante do desemprego: “os Açores são a região do país onde o desemprego mais cresce, o desemprego jovem já ultrapassa os quarenta por cento. Ninguém pode abdicar de encontrar respostas para este drama que afecta milhares e milhares de pessoas”.

“A Autonomia deve servir para as soluções e não para as desculpas”, reforçou Duarte Freitas, exemplificando com os números recentemente conhecidos e que indicam que “uma acentuada quebra nas receitas do IRC e do IVA muito superior ao que se verifica no continente”.

Por isso, referiu Duarte Freitas, “o Governo Regional não pode chamar a si tudo o que lhe convém e passar aos outros tudo o que não lhe convém”, recordando que “o executivo socialista tem lançado diversas cortinas de fumo de forma a esconder dos açorianos as suas verdadeiras responsabilidades”.