O PSD/Açores considerou que “é tempo do Governo Regional falar verdade”, porque “os bolsos dos açorianos estão cada vez mais vazios, mas os do Governo Regional, que se esconde atrás da cortina, vão enchendo com a austeridade. É tempo do Governo Regional deixar as desculpas e passar a trabalhar para resolver os problemas do açorianos”, disse o deputado António Ventura.
O social-democrata falava na primeira intervenção do debate sobre o Plano e Orçamento para 2013, onde frisou que o governo açoriano “é o governo do desemprego”, que “soma austeridade regional à austeridade nacional” e que “fala grosso contra a República, na secreta esperança de que os açorianos não percebam com rigor os cortes que ele próprio está a fazer”, afinal “este é o governo que fala em números e não nas pessoas”, afirmou.
António Ventura sublinhou que “este é o governo que fala nas boas contas púbicas mas que não paga o que deve”, e lembrou que o vice-presidente do executivo, “o único governante que aparenta estar em funções” utiliza desculpas, como a responsabilidade do desemprego “atribuída à União Europeia”, a dívida da Saúde, “que segundo a última teoria radical, é culpa do Governo da República”.
“Até já foi possível ver o vice-presidente a queixar-se da situação da Lotaçor, que tem um modelo de gestão escolhido por ele”, porque “neste governo há desculpas para tudo, só não há culpas para quem deixa acabar os medicamentos nos hospitais, para quem admite um pequeno problema nos pagamentos do IROA ou para quem gasta cinco milhões de euros a decidir qual a melhor caixilharia para uma escola”, afirmou.
António Ventura defendeu que, “mesmo nos casos em que foram feitas opções corretas, como a aposta no Turismo, a sua implementação não deixou de demonstrar uma profunda incompetência e uma grande incapacidade”, sublinhou, lembrando que “alertámos para os erros que a governação socialista estava a cometer. O governo regional do PS sempre disse que estávamos errados e eis que chegámos aqui, ao maior desemprego da Autonomia”.
O deputado social-democrata garantiu que os açorianos “podem contar com o PSD/Açores para procurar soluções, para encontrar respostas e para propor alternativas”, mas reforçou “a certeza de que o atual modelo de desenvolvimento foi construído de forma errada e, agora, pagamos as más decisões com juros”, disse.
António Ventura reiterou que o PSD/Açores “vai abster-se nos documentos em discussão e não se colocará entre o Governo Regional e a resolução dos problemas que afetam a nossa Região. Mas é bom que o Governo Regional assuma as suas responsabilidades e comece a governar”, concluiu.