O Presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, manifestou-se “muito preocupado” com a situação financeira do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, considerando que “as dificuldades atualmente sentidas estão a degradar a qualidade dos cuidados de saúde que são prestados aos utentes”.
Segundo Duarte Freitas, que se reuniu hoje com a presidente do conselho de administração daquela unidade de saúde, as informações recolhidas “provocam grande preocupação uma vez que foi referido que a dívida atual do hospital a fornecedores é de 100 milhões de euros, sendo que o défice registado em 2012 situou-se nos 43 milhões de euros”.
“Como se pode verificar, o reforço orçamental de 30 milhões de euros recentemente anunciado pelo Governo dos Açores para todo o Serviço Regional de Saúde não é suficiente, sequer, para resolver o problema do défice registado o ano passado no Hospital de Ponta Delgada”, referiu.
Para o presidente dos sociais democratas açorianos, “a principal preocupação do PSD/Açores, no entanto, não está relacionada diretamente com a questão financeira, mas sim com o impacto que esse problema tem provocado aos utentes e que recentemente foi bem visível” com o cancelamento de cirurgias por falta de material.
Duarte Freitas voltou a manifestar “total disponibilidade do PSD/Açores para colaborar com o Governo Regional de forma a tentar ultrapassar este grave problema”.
“Como é do conhecimento público, o Governo dos Açores comprometeu-se enviar aos partidos políticos e parceiros sociais o estudo que está a elaborar sobre o Serviço Regional de Saúde. É a partir desse documento que devem ser elaboradas as medidas que se considerarem necessárias e o nosso partido tem realizado uma série de iniciativas precisamente com o objetivo de recolher informação para participar nesse debate”.
Ainda de acordo com o presidente do PSD/Açores, “infelizmente o Governo dos Açores nunca quis ouvir os nossos alertas para a degradação financeira do Serviço Regional de Saúde, mas mais vale tarde do que nunca e o que há a fazer é trabalhar para resolver todos os problemas que atualmente se verificam nas unidades de saúde da Região. O PSD/Açores vai participar nesse trabalho uma vez que os açorianos não podem ser prejudicados pela má administração do sector da Saúde”.