O PSD/Açores vai apresentar uma iniciativa parlamentar para que sejam conhecidas “as verdadeiras dificuldades financeiras das cooperativas de lacticínios na Região”, permitindo à Comissão de Economia “elaborar um relatório sobre essas mesmas dificuldades. Para se encontrarem as melhores soluções, é necessário conhecer a realidade de um problema que, até às eleições regionais, pareceu não existir”, referiu o vice-presidente da bancada social-democrata, António Ventura.
Falando após uma reunião com a direção da Uniqueijo, na ilha de São Jorge, onde foi acompanhado pelo deputado local António Pedroso, Ventura avançou que “o PSD está muito preocupado com a situação de pré-falência que vive o setor cooperativo dos lacticínios em São Jorge. São cerca de 15 milhões de euros de divida, num problema que não é restrito desta ilha”, explicou.
“Infelizmente, estamos a falar de um problema com dimensão regional, uma vez que também ocorre na ilha do Pico, chegando-nos ainda informações muito dramáticas de outras ilhas”, disse o parlamentar, frisando que “é urgente um acompanhamento do Parlamento, atendendo às repercussões económicas e sociais negativas sobre os açorianos”.
Segundo o social-democrata, “existem culpados no processo”, uma vez que “as políticas seguidas, apesar dos milhões anunciados, forçaram uma concentração dos lacticínios em São Jorge, que não criou a desejada sustentabilidade. Ou seja, vivemos uma virtualidade, pois essa política falhou e os resultados são visíveis”, disse António Ventura, adiantando que o PSD “está disponível para contribuir para as soluções, evitando a falência de mais um setor na Região, depois do turismo e da construção civil”, concluiu.