Skip to main content

Os vereadores do PSD na câmara municipal de Angra do Heroísmo reclamaram “melhores condições” para a Feira do Gado que, semanalmente, decorre na Vinha Brava, propondo também à autarquia que solicite “esclarecimentos ao Governo Regional sobre a construção do Parque de Exposições da Ilha Terceira”, uma estrutura “prometida há muito, mas longe de estar concluída”, disse António Ventura.

O social-democrata referiu “a falta de condições físicas para a exposição e venda de produtos, quer animais ou vegetais, que já eram uma realidade aquando da escolha do atual espaço da minifeira. Com o passar do tempo, e sem qualquer intervenção de beneficiação, essas condições degradaram-se e os vários negócios ocorrem ao vento, à chuva e ao sol”, afirmou.

O PSD defende que a câmara interceda, “junto do Governo Regional, e face aos intermináveis atrasos na construção do Parque de Exposições, para que intervenha no atual espaço onde se realiza a Feira do Gado, para melhoramentos estruturais da exposição de animais, de produtos agroalimentares, assim como a circulação de pessoas e viaturas”, disse António Ventura.

O vereador acrescentou que “é preciso ainda saber o ponto da situação daquela [Parque de Exposições da Ilha Terceira] obra, pois os atrasos sucessivos têm tido implicações negativas sobre as condições físicas onde se realiza o encontro semanal, em que agricultores, comerciantes e, em geral, muitos terceirenses se reúnem num espaço improvisado, de condições paupérrimas, para negociar ou simplesmente dialogar”, recorda.

António Ventura lembrou que “o projeto do Parque de Exposições da Ilha Terceira foi apresentado publicamente em Maio de 2004, pelo então presidente da câmara municipal de Angra do Heroísmo”, que “durante vários anos o governo regional se referiu àquela estrutura, afirmando que arrancaria no ano seguinte. E foi com grande pompa e circunstância que o presidente do governo e a presidente da câmara, em junho de 2010, publicitaram o arranque da 1ª fase da sua construção, com um prazo de execução de 18 meses, que já expirou”, concluiu.