Skip to main content

Duarte Freitas propõe criação de programa de apoio a famílias em situação de insolvênciaO líder do PSD/Açores comprometeu-se a apresentar no parlamento uma proposta de criação de um programa de apoio às famílias em situação de insolvência, que terá uma “incidência muito forte” nos agregados familiares mais penalizados pelo desemprego.

“Assumimos o compromisso de apresentar ao parlamento uma proposta para a criação de um programa de apoio às famílias em situação de insolvência, com uma incidência muito forte nos casos dos agregados familiares mais penalizados pelo desemprego. Não podemos deixar entregue a si própria uma família que perdeu os seus rendimentos do trabalho”, afirmou Duarte Freitas, na sessão de encerramento do XX congresso do partido.

O líder social-democrata salientou que o partido está “totalmente disponível e empenhado” na procura de soluções para os “muitos e graves problemas que dificultam a vida de milhares de açorianas e de açorianos”, assegurando que não se conforma com os 20 mil desempregados que existem no arquipélago.

“Os nossos adversários são o desemprego, as causas que levam ao número crescente de empresas que encerram a sua atividade, as consequências que sofrem as famílias, que todos os dias entram em situação de insolvência, a fome que cresce em muitas das nossas freguesias, os novos pobres”, frisou.

O presidente do PSD/Açores sublinhou que de uma oposição responsável “os açorianos esperam que não seja apenas do contra”, tendo garantido que o partido “está pronto e disponível para ajudar as açorianas e os açorianos a sair desta crise” se o governo regional “quiser mesmo dialogar”.

“Mas estamos também disponíveis para ajudar o governo regional em questões de governação, nomeadamente com medidas para travar o processo de destruição de emprego em curso e com propostas de programas de natureza estruturante para criação de postos de trabalho”, assegurou.

Duarte Freitas disse também que o PSD/Açores está “disponível e preparado para contribuir para a criação de um fundo de apoio às empresas, em concertação com a banca, os representantes do meio empresarial, associativo e cooperativo”.

“O objetivo deste fundo será a criação de sinergias para obter os meios e o capital necessário à revitalização do tecido empresarial e do sector cooperativo regionais”, explicou.

O líder social-democrata garantiu ainda a disponibilidade do partido para, no âmbito dos programas comunitários POSEI/Agricultura e POSEI/Pescas, apresentar propostas que “adequem os respetivos conteúdos às necessidades mais prementes dos agricultores e pescadores açorianos que se veem a braços com uma contínua diminuição de rendimentos”.

O presidente do PSD/Açores acrescentou que os social-democratas estão igualmente preparados para “colaborar na convergência de soluções que permitam libertar, de forma progressiva, os constrangimentos a que está sujeito o Serviço Regional de Saúde e que o colocaram à beira da falência”.