Duarte Freitas não quer perder mais uma geração de jovens

O presidente do PSD/Açores defendeu “maior rigor” nas políticas educativas regionais para “salvar uma geração do desperdício” que têm sido os 20 anos de governação socialista no setor.

“Precisamos ter mais estabilidade nas políticas educativas, menos burocracia em cima dos professores, precisamos de mais formação, maior rigor e mais acompanhamento”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após uma visita à escola secundária Manuel de Arriaga, na cidade da Horta.

O líder social-democrata salientou que o setor da Educação nos Açores necessita igualmente que “a comunidade educativa e a toda a sociedade se empenhem na criação de políticas assertivas” nesta área.

“Só com esse empenho poderemos salvar uma geração deste desperdício que têm sido as políticas educativas dos últimos 20 anos deste regime socialista”, sublinhou.

Duarte Freitas acrescentou que as estatísticas sobre o insucesso e o abandono escolar colocam o arquipélago dos Açores “nas últimas posições a nível nacional”, apesar de a Região ter “competência na área da Educação”.

“Isto revela o enorme falhanço nas políticas educativas deste regime socialista de 20 anos, a que é preciso pôr cobro, porque não podemos perder mais uma geração”, disse.

O presidente do PSD/Açores lembrou ainda que, num futuro governo regional social-democrata, a Educação vai ser uma “prioridade absoluta”.