PSD exige “medidas coerentes” para a agricultura das Flores

Data: 2010-07-26

O PSD/Açores considerou hoje que a ilha das Flores “tem sofrido de uma descoordenação de acções políticas em matéria agrícola”, continuando “o seu sistema agro-rural a apresentar especificidades muito próprias, que merecem uma resposta política também muita própria de reconhecimento, valorização e promoção, o que não acontece actualmente”, diz o deputado social-democrata António Ventura.

 

A conclusão está patente num comunicado do partido, após uma visita às Flores em que Ventura e o parlamentar local António Maria Gonçalves puderam confirmar que “as medidas oficiais são avulsas e não contemplam os vários segmentos da fileira do leite. E não firmar um conjunto de intervenções públicas coordenadas para a agricultura é o mesmo que esquecê-lo para a ilha das Flores”, declarou.

 

“A agricultura nas Flores encontra o seu principal suporte sócio-económico na fileira do leite”, pelo que “podemos concluir que não serve de nada apoiar a importação de bovinos com melhor aptidão genética para produzir leite se, em simultâneo, não se investe na transformação e na comercialização, não existe um médico-veterinário para assistência às explorações, ou se não há um sistema célere de classificação da qualidade do leite”, afirmou o social-democrata.

 

“Nas Flores falta a vulgarização rural, e faltam a formação, a experimentação e a investigação científica na bovinicultura para a produção de leite e carne”, acrescentou António Ventura, que defendeu a urgência “em investir na cooperativa Ocidental, de forma a melhorar a sua capacidade de laboração e a qualidade dos produtos transformados”, considerou.

 

“Sem a reestruturação da cooperativa, o único produto local de dimensão quantitativa, o queijo das Flores, que é um bilhete de identidade da ilha, está em perigo de perder mercado pela diminuição da sua qualidade. O queijo das Flores potencia uma qualificação comunitária tipo Denominação de Origem Protegida (DOP), pelo que o governo regional tem de sensibilizar e apoiar os produtores para esse fim”, explicou.

 

Como tal, “a fileira do leite nas Flores tem de ser reconhecida como um importante factor de sustentabilidade com valor humanizante, pois encerra uma forte dependência económica e é a única que pode contribuir para fixar as pessoas e fornecer a atractividade e a matéria-prima para que surjam outras actividades económicas, numa ilha que padece de envelhecimento e despovoamento”, concluiu o deputado laranja.

 

Som – António Ventura diz que faltam medidas eficazes para desenvolver a agricultura nas Flores Som – António Ventura defende uma aposta clara na Cooperativa Ocidental e no queijo local

 

Acores 2012
Patrao Neves

PSD alerta para “perigos de uma escalada internacional do preço dos cereais”
PSD alerta para “perigos de uma escalada internacional do preço dos cereais”

PSD/São Miguel apela a micaelenses para “votarem nas belezas dos Açores”
PSD/São Miguel apela a micaelenses para “votarem nas belezas dos Açores”

Câmara de Angra “deve liderar debate sobre o turismo no concelho”
Câmara de Angra “deve liderar debate sobre o turismo no concelho”


Conferência de imprensa dos vereadores do PSD na câmara da Povoação
[Ver]

Berta Cabral visita operadora turística TUI Viagens
[Ver]

Berta Cabral visita Lar António Manuel dos Santos
[Ver]
Ver Agenda