Prejuízos da SATA. Governação de Vasco Cordeiro tornou-se “insustentável”

O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros afirmou que os sucessivos resultados negativos da SATA comprovam que a governação socialista se tornou “insustentável” e que só a mudança de governo poderá “salvar a SATA”.

“A governação insustentável do Partido Socialista e de Vasco Cordeiro poderá levar a SATA a fechar as portas. Depois de tanto descalabro, não temos dúvidas, a única forma de salvar a SATA é mudar de governo já em 2020”, afirmou o social-democrata na Assembleia Legislativa.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que a SATA “precisa de um governo capaz de enfrentar os problemas em vez de os empurrar para a frente”, tendo lembrado que “não faltaram avisos” para o agravamento da situação financeira da companhia aérea regional.

“Perante uma empresa tecnicamente falida, sem rumo, sem crédito de fornecedores até da hotelaria e da restauração, a margem de atuação é limitada. O senhor Presidente do Governo só agora reconheceu, perante os prejuízos de 53 milhões de euros em 2018, que a situação é insustentável, quando não faltaram os avisos desde há muito, de todos os quadrantes da sociedade”, disse.

António Vasco Viveiros recordou que a SATA teve prejuízos de quase 200 milhões de euros “desde que Vasco Cordeiro é Presidente do Governo” e que o executivo socialista “nunca teve uma orientação estratégica” para a empresa, como revelam os “negócios ruinosos que são do conhecimento público”.

“A SATA Internacional – Azores Airlines carece, urgentemente, de uma restruturação estratégica face aos erros cometidos nos últimos anos, que colocaram em crise a respetiva viabilidade. É também fundamental estabelecer prioridades em termos da sua operação, com realismo face ao mercado e à concorrência e tendo como condição a sua situação financeira e capacidade operacional”, defendeu.

Para o deputado social-democrata, “é incompreensível que, numa empresa com tão bons e competentes profissionais, se assista à degradação dos seus serviços e à ruína tão profunda do seu nome no mercado”.

“A gestão da SATA tem sido um exemplo de práticas governativas sem sentido e de falta de visão deste Governo Regional. A situação em que se encontra a SATA é a ponta do iceberg da má governação regional”, afirmou António Vasco Viveiros.