Jaime Vieira alerta para “estado de degradação elevado” do Porto de Santa Iria

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira exigiu explicações ao Governo Regional sobre a prometida requalificação do Porto de Santa Iria, na freguesia da Ribeirinha, concelho da Ribeira Grande, alertando para o “estado de degradação elevado” da infraestrutura.

“Sendo um local de beleza única, utilizado por mergulhadores e para a pesca desportiva, entre outras atividades, o Porto de Santa Iria, na Ribeirinha, não tem merecido a devida atenção por parte do Governo Regional, apresentando um estado de degradação elevado, e comportando riscos para os seus utilizadores e visitantes decorrentes da instabilidade da falésia envolvente”, afirmou o social-democrata.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, Jaime Vieira salientou que a melhoria do Porto de Santa Iria e o reforço da segurança da zona envolvente “é uma antiga aspiração da população local, sendo recorrentes as reivindicações para uma ação por partes das instâncias do Governo nesse sentido”.

“Com os melhoramentos necessários e adequados, o Porto de Santa Iria, além de poder constituir mais um ponto de fomento de atividade económica da freguesia da Ribeirinha, poderá representar um polo diversificador da oferta turística daquela freguesia, do concelho da Ribeira Grande e da ilha de São Miguel”, considerou.

O deputado social-democrata lembrou que o Plano Regional de Investimentos para 2019 contempla uma verba de 360 mil euros para a proteção e estabilização costeira do Porto de Santa Iria, “desconhecendo-se o projeto ou obras concretas contempladas nesse valor”.

Nesse sentido, o parlamentar do PSD/Açores questionou o Governo Regional sobre a “data de início e duração prevista das obras” no Porto de Santa Iria, bem como “quais a intervenções concretas dedicadas à proteção e estabilização costeira”.