FUNDOPESCA. Gaudêncio propõe “mais rapidez” no pagamento de subsídio de mau tempo
Publicado em 04 de Março, 2019

O presidente do PSD/Açores defendeu “mais rapidez” no pagamento da compensação salarial aos pescadores no âmbito do FUNDOPESCA, tendo anunciado que o partido está a trabalhar numa proposta nesse sentido.

“Os pescadores não podem continuar a esperar tanto para receber o chamado subsídio de mau tempo. Não é aceitável que estejam meses à espera de receber o que é seu por direito, como tem sucedido recorrentemente”, disse Alexandre Gaudêncio, no final de uma reunião com pescadores na vila de Rabo de Peixe.

O líder social-democrata açoriano salientou que, em 2019, “foram poucos os dias em que a maioria das embarcações conseguiu sair ao mar” devido ao mau tempo, tendo os pescadores defendido alterações ao regime jurídico do FUNDOPESCA.

“O PSD vai propor uma alteração ao diploma do FUNDOPESCA, para que o processo de atribuição do subsídio do mau tempo seja agilizado. Não vale a pena atribuir o subsídio numa altura de bom tempo, quando os pescadores sentem dificuldades é nesta altura do ano”, referiu.

Alexandre Gaudêncio destacou a importância económica e social deste setor na Região, dando como exemplo a vila de Rabo de Peixe, onde “cerca de 1.000 pessoas vivem diretamente das Pescas”.