Vasco Cordeiro não se responsabiliza por problemas no setor dos lacticínios

O deputado do PSD/Açores, António Almeida, acusou o Presidente do Governo Regional de “não se querer responsabilizar” pela atual situação no setor dos lacticínios, quando diz ser “inevitável” que a produção, a transformação e a comercialização “estão condenadas a entender-se”.

“Tudo isto acontece quando se sabe que o comportamento daquelas três partes decorre das decisões da política agroindustrial e dos apoios do executivo”, disse.

Segundo o social-democrata, “Vasco Cordeiro não pode ficar do lado de fora dos problemas, quando é o seu Governo a chegar-se à frente quando há uma boa notícia no setor do leite e lacticínios dos Açores”.

António Almeida considera que o Governo Regional “tem de ser o garante desse diálogo, mas não só”.

“Vasco Cordeiro, ao reconhecer que é o Governo quem decide sobre os apoios públicos ao setor, acaba por admitir que os investimentos apoiados com verbas públicas não resultaram na melhoria do rendimento dos produtores e na devida valorização dos lacticínios dos Açores”, frisou.

O social-democrata entende que “Vasco Cordeiro não se pode desresponsabilizar, como fez”, lembrando que “o Governo que considera desadequada e impossível a fixação de preços de venda, é o mesmo Governo que subsidia o litro de leite – nas circunstâncias conhecidas -, e que aprova projetos de investimento dirigidos à transformação de leite em produtos de grande consumo e baixo preço”.

“Os produtores não são os culpados destas decisões da indústria e do Governo Regional”, refere António Almeida.

“Quem governa tem a obrigação de olhar o futuro e decidir antecipadamente, em tempo útil, para evitar as consequências a que hoje assistimos”, diz ainda o parlamentar, para quem a situação no setor do leite e lacticínios na Terceira “é apenas um exemplo, grave, da falta de diálogo e concertação”.

António Almeida acrescenta que o executivo, “ao responder a um requerimento do PSD/Açores, dizendo que algumas empresas de lacticínios têm apresentado prejuízos nos últimos cinco anos, assume a sua própria demissão relativamente à situação progressiva do setor, sem decidir, e apenas atirando dinheiro aos problemas”.

“É esse governo que vem agora prometer a realização de estudos de diagnóstico sobre a situação económico-financeira das cooperativas de lacticínios da Região, e o Plano Estratégico para o Sector dos Lacticínios”, lembra.

Para o deputado do PSD/Açores, “o problema não é apenas quanto dinheiro se está a atribuir à agricultura e à agroindústria”, mas sim “onde está a ser aplicado esse mesmo dinheiro, de forma a resultar em valorização da economia”.

António Almeida conclui frisando que o Governo aprova os investimentos “que quer” e apoia as indústrias e os produtores “como quer, sem avaliar da sua viabilidade e do impacto em toda a fileira”.