RTP/Açores. António Ventura diz que administração desobedeceu a ordem judicial

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, considerou que o Conselho de Administração da RTP “desobedeceu a uma ordem judicial, ao despedir quatro trabalhadores – da sua Delegação na ilha Terceira -, cuja integração já tinha sido confirmada pelos tribunais”, afirmou.

O social-democrata falava em Angra do Heroísmo, após reunir com a Sub Comissão de Trabalhadores da RTP/Açores, tendo frisado que “o Tribunal reconhece o vínculo daqueles colaboradores, desde 2017, pelo que estamos perante um caso de desobediência à Justiça, o que se lamenta, ainda mais tratando-se de uma empresa pública, ou seja que é 100% tutelada pelo Estado”, avançou.

António Ventura referiu igualmente que a situação “já não é apenas um problema laboral, uma vez que o próprio primeiro ministro, António Costa, afirmou há dias à comunicação social que estranha a incapacidade da RTP em resolver a situação dos precários. Ora, assim sendo, está tudo dito, e temos o Estado a questionar o Estado, numa clara falta de entendimento”.

O parlamentar sublinhou que, “para além desta situação de precariedade laboral, há situações de insuficiência de meios técnicos nas delegações da RTP/Açores, assim como existe ainda uma carência na definição de um verdadeiro serviço público na Região, assuntos sobre os quais também nos iremos debruçar”, assegurou.

António Ventura anunciou que, esta quarta feira, vai questionar o Ministro das Finanças, em sede de Comissão Parlamentar, “sobre esta decisão da RTP, para aferir qual o entendimento do governo, e tendo como base, naturalmente, as declarações do primeiro ministro”, concluiu.