Empresas públicas. Prejuízos aumentaram 1.000% nos mandatos de Vasco Cordeiro

O PSD/Açores afirmou que os prejuízos das empresas públicas regionais aumentaram 1.000% nos mandatos de Vasco Cordeiro, o que comprova a “irresponsabilidade” da gestão do Partido Socialista.

“Tendo como ano de partida o início dos governos de Vasco Cordeiro (2012) e o último ano em análise (2017), constatamos que o conjunto das entidades objeto da Comissão passaram de um prejuízo de cinco milhões de euros para 55 milhões de euros, ou seja, um agravamento superior a 1.000%”, afirmou o deputado António Vasco Viveiros, no parlamento açoriano.

O parlamentar do PSD/Açores falava na apresentação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Setor Público Empresarial Regional, salientou que, no mesmo período, a dívida financeira das empresas públicas analisadas atingiu os 1143 milhões de euros, enquanto que as dívidas a fornecedores “passaram de 33 milhões de euros para 74 milhões de euros, ou seja, um aumento de 128%”.

“São estes números que revelam e demonstram os erros e a responsabilidade do Governo. São estes números que o Partido Socialista quis esconder sempre que possível, e quando não conseguiu, procurou uma realidade virtual num mundo de fantasia inaceitável, branqueadora dessa mesma responsabilidade”, disse.

Segundo António Vasco Viveiros, “para o Partido Socialista esconder os erros e as irresponsabilidades é o lema principal”.

O deputado do PSD/Açores criticou ainda a ausência do Vice-Presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, que tutela a pasta das Finanças e a maioria das empresas públicas regionais.