Universidade dos Açores. Socialistas tentam branquear incumprimentos da República

O deputado do PSD/Açores, Luís Rendeiro, acusou a bancada socialista no plenário regional de “tentar branquear os incumprimentos do Governo da República” no âmbito do Plano de Recuperação Financeira da Universidade dos Açores (UAç), “uma situação reveladora do inaceitável desprezo do executivo socialista para com a Academia açoriana”, referiu.

Na apresentação de um voto de protesto, o social-democrata lembrou que o incumprimento “tem a ver com os acordos, realizados em 2012 e 2016, entre a UAç e o Governo da República, e está a causar graves dificuldades financeiras à universidade”.

“À conta desses incumprimentos, a Universidade dos Açores passou de uma situação de défice zero, para um orçamento de 2019 que é deficitário em cerca de 800 mil euros, sem que haja, por parte do Governo Regional, uma qualquer tomada publica de posição em defesa da Academia açoriana”, sublinhou o deputado.

Luís Rendeiro citou o atual Reitor da UAç que, na recente cerimónia do 43º aniversário da instituição, explicou a necessidade urgente “de uma receita extraordinária de 260 mil euros para dar continuidade ao processo de pagamento das valorizações remuneratórias; de 180 mil euros para contratar os investigadores que já se encontram abrangidos pelo programa de estímulo ao emprego científico; e mais de 350 mil euros para garantir a aplicação do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na administração pública”.

Refira-se que a situação da UAç foi sendo agravada pelas sucessivas alterações legislativas, geradoras de despesa, a que todo o ensino superior público nacional tem estado a ser sujeito, e que ainda se irão acentuar de forma mais marcada, com a entrada em vigor da Lei do Orçamento de Estado para 2019.

O deputado reforçou que o teor do voto apresentado “não foi inventado pelo PSD. São dados e números que fizeram parte do recente discurso do Reitor da UAç, aquando do 43º aniversário da instituição”.

E, perante a reação da bancada do PS, questionou mesmo: “acha o senhor deputado [José Contente] que o Reitor não foi rigoroso nos números que apresentou?”.

Luís Rendeiro aponta mesmo o dedo à maioria socialista, por “concordar com os nossos argumentos e com os nossos objetivos”, mas sempre “que é para exigir dos seus, o PS/Açores aparece logo com números diferentes dos que toda a gente tem”, criticou.

O deputado do PSD/Açores saudou os restantes partidos da oposição, “que se juntaram a este protesto e às preocupações elencadas pelo PSD”, da mesma forma que lamentou que o PS, “através de alguém que tem responsabilidades na UAç e teve responsabilidades na política científica açoriana durante anos”, tenha novamente “faltado para com os interesses da Região, o que é lamentável”, concluiu.