Queixas de utentes do Hospital da Horta. PSD/Açores quer explicações do Governo
Publicado em 27 de Dezembro, 2018

Os deputados do PSD/Açores requereram a audição, com caráter de urgência, do Secretário Regional da Saúde em comissão parlamentar, para que o Governo dê explicações sobre o funcionamento do Hospital da Horta, os procedimentos da direção clínica e o condicionamento do acesso dos utentes aos cuidados de saúde.

Carlos Ferreira afirma que “o funcionamento correto do hospital da Horta não pode ser colocado em causa, quer por critérios exclusivamente economicistas, quer por estilos de liderança que não se predispõem ao diálogo com a comunidade hospitalar e desencadeiam problemas com repercussões na assistência médica a prestar à população”.

Em requerimento entregue na Assembleia, pode ler-se que tem chegado ao conhecimento dos deputados “um número crescente de reclamações de utentes que se queixam dos cuidados de saúde” prestados no Hospital da Horta, e, sobretudo da “recusa de exames médicos e de deslocações para realização de exames, mesmo contrariando as indicações dos médicos especialistas”.

Para os parlamentares social-democratas, “esta é uma restrição inaceitável no acesso à saúde”.

O Hospital da Horta foi ainda notícia devido a um abaixo-assinado de parte dos seus profissionais que pedem a demissão do conselho de administração.

Para Carlos Ferreira, “esta é uma situação extremamente preocupante, porque um ambiente profissional nada saudável pode prejudicar o regular funcionamento do Hospital da Horta”.

“Os faialenses merecem e exigem que o Governo preste as explicações que se impõem sobre os problemas que afetam o funcionamento do Hospital da Horta”, disse o parlamentar do PSD/Açores.