PSD denuncia falta de estudo económico sobre mini-hídrica na Fajãzinha

O deputado do PSD/Açores Bruno Belo denunciou a falta de um estudo económico sobre a construção de uma mini-hídrica na Fajãzinha, ilha das Flores, alegando que as informações disponíveis sobre o empreendimento são contraditórias.

“Não existe qualquer estudo económico que permita aferir do real potencial de benefício económico associado ao projeto para a ilha das Flores, em concreto para as famílias e empresas que possam vir a ter acréscimo de rendimento disponível”, disse o social-democrata.

O parlamentar do PSD/Açores eleito pela ilha das Flores salientou que existem “várias contradições em todo o processo”, dado que o documento sobre o impacto ambiental da obra da mini-hídrica “tanto refere que haverá um aumento local da atividade económica, como ao mesmo tempo diz que não se prevê a criação de postos de trabalho direto”.

A juntar a estas contradições acerca do impacto económico da obra na ilha das Flores, Bruno Belo aponta igualmente que “os dados sobre os caudais de água têm quase 20 anos, facto este gerador de receios pelos peticionários sobre a possível escassez de água”.

O deputado social-democrata acrescentou que “não existe qualquer informação detalhada ou sequer uma análise prospetiva sobre os impactes reais associados ao incremento da autonomia energética da ilha das Flores”.

“Um investimento dessa natureza só terá a sua plena utilidade quando daí reverterem para as pessoas benefícios sociais e económicos diretos para todos”, considerou.

O parlamentar do PSD/Açores exigiu ainda “que se respeitem os florentinos”, questionando “porque razão nunca foram contactados os proprietários dos terrenos onde iram ser instalados os equipamentos e condutas de água que estão projetados para a construção da mini-hídrica” da Fajãzinha.