Deputados açorianos do PSD querem ouvir Ministro sobre reunião da Bilateral EUA/Portugal
Publicado em 19 de Dezembro, 2018

Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, requereram a audição do Ministro dos Negócios Estrangeiros na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas para dar a conhecer “as conclusões da 40ª reunião da Comissão Bilateral Permanente Portugal-EUA”, adiantaram.

Segundo os parlamentares açorianos, a reunião abordou diversos temas, “da Energia à Economia, passando naturalmente por questões de Defesa”, ora, tendo em conta a importância da mesma para as relações bilaterais entre os dois países, entendeu o Grupo Parlamentar do PSD requerer a audição de Augusto Santos Silva, para que o governante “possa fornecer todas as explicações possíveis sobre as conclusões do encontro”.

Recorde-se que, entre os vários pontos da agenda da reunião constaram a análise de matérias relativas ao processo da Base das Lajes, nomeadamente ao nível ambiental, laboral e das infraestruturas.

Foi igualmente feito um ponto de situação da cooperação dos EUA com os Açores, em vários domínios, ao abrigo do Acordo de Cooperação e Defesa assinado em 1995 entre Portugal e os Estados Unidos da América.

Foi num destes encontros, no final de 2012, que os EUA anunciaram a redução do seu contingente militar e civil na Base das Lajes.