Comunicado sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores
Publicado em 30 de Novembro, 2018

Na sequência da intervenção do senhor Presidente do Governo Regional no encerramento do debate das propostas de Plano e Orçamento para 2019, o PSD/Açores vem manifestar o seguinte:

O PSD/Açores congratula-se com a promessa do Governo de abrir negociações com os sindicatos para a contagem integral do tempo de serviço prestado pelos professores.

Trata-se de uma grande vitória dos professores açorianos e dos seus sindicatos, que enfrentaram de forma digna e corajosa a intransigência do Partido Socialista e do Governo Regional em contabilizar o tempo de serviço aos professores.

Um mês depois de terem rejeitado a proposta do PSD/Açores para a recuperação integral do tempo de serviço dos professores, o Governo Regional e o Partido Socialista, que sempre quiseram esperar pela solução nacional, deram o dito por não dito e recuaram em toda a linha, anunciando uma proposta semelhante à que haviam chumbado.

Trata-se de um ato de rendição perante a justa luta dos professores e a determinação do Presidente do PSD/Açores, que, desde a primeira hora, definiu a recuperação integral do tempo de serviço dos docentes como uma das grandes prioridades do partido.

Este ato de rendição demonstra bem o desespero, a desorientação e falta de estratégia do Governo Regional e do Partido Socialista, que durante um ano desprezaram a razão das reivindicações da classe docente e a justiça da luta dos professores e das suas famílias.

O PSD/Açores considera ainda que o anúncio feito pelo senhor Presidente do Governo Regional constitui uma desautorização absoluta do Secretário Regional da Educação, que, tal como o PS e o Governo Regional, sempre se opôs a uma solução regional para o problema.

O Secretário Regional da Educação, que chegou a aconselhar os professores açorianos a recorrerem aos tribunais ou a chamar a polícia, perdeu a pouca credibilidade que ainda lhe restava.

O PSD/Açores saúda todos os professores açorianos pela coragem e persistência demonstradas.