António Ventura afirma que Governo da República “parece ter desistido” do setor do Leite

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, afirmou que o Governo parece ter “desistido” do setor do Leite, mantendo-se a crise entre os produtores “sem que o executivo crie medidas para atenuar essa realidade”, criticou.

“Lamento que o ministro tenha dito, relativamente ao preço do leite pago em Portugal, quando comparado com a União Europeia (UE) que, felizmente não somos os últimos. Fica demonstrado que o Governo desistiu deste setor”, afirmou o social-democrata.

Questionando, durante a discussão, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2019, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, António Ventura alertou para o facto de “continuarmos na cauda dos países europeus, com o preço mais baixo pago ao produtor”.

“Além de que estamos 15% abaixo do preço médio da UE, e até já somos ridicularizados por termos um valor ‘low-cost’ pago ao produtor”, disse.

António Ventura acusou ainda Capoulas Santos de, um ano depois, falar novamente “de inovação, experimentação e investigação, mas neste espaço de tempo nada se fez. Nunca foi sequer levada a cabo a recomendação de criar um comité científico agroalimentar”, recorda

O deputado voltou ainda a denunciar o défice “de 10 milhões de euros no programa POSEI para os Açores”, querendo saber “que iniciativas Portugal tem em vista, de modo a que se consiga colmatar esse défice – que também existe e que é de 5 milhões de euros, no caso da Região Autónoma da Madeira”, concluiu.