PSD/Açores quer proposta para privatização da SATA Internacional apresentada em comissão de inquérito

O PSD/Açores anunciou que vai requerer ao governo regional cópia da proposta da companhia aérea islandesa Loftleidir Icelandic para compra de 49% do capital social da SATA Internacional – Azores Airlines, justificando o pedido com a “demora” no processo de privatização.

“O PSD vai pedir que seja apresentada à comissão de inquérito a proposta da Loftleidir Icelandic. A comissão tem competências nessa matéria e pode aceder a informações que estão sob sigilo”, afirmou o deputado social-democrata António Vasco Viveiros, à margem dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ao setor público empresarial regional.

O parlamentar do PSD/Açores salientou que o “esclarecimento e acompanhamento” do processo de privatização da SATA Internacional – Azores Airlines “são direitos dos deputados”, lembrando que já passaram dois meses após a entrega da proposta do único concorrente interessado.

“Este processo já decorre há dois meses e ainda nem sequer existe a garantia, do ponto de vista jurídico, de que a proposta preenche os requisitos do caderno de encargos”, disse.

Esta posição dos social-democratas foi expressa após uma audição da secretária regional dos Transportes sobre a situação do Grupo SATA, em que “não houve qualquer explicação da tutela sobre os sucessivos prejuízos” que a companhia aérea regional tem registado, “nem foram apresentadas medidas para inverter a situação”.

“Os dados mais recentes, que revelam um prejuízo de 32 milhões de euros no Grupo SATA só nos primeiros seis meses deste ano, deixam-nos muito preocupados quanto ao futuro da companhia”, referiu António Vasco Viveiros.