António Ventura questiona solidariedade da República no processo das casas de Santa Rita
Publicado em 03 de Outubro, 2018

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, quer saber “qual a solidariedade do Governo de António Costa” no âmbito do processo das habitações do Bairro dos Americanos, em Santa Rita, na Praia da Vitória, e dos “quatro milhões de euros necessários para cumprir o recente acordo entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória e os proprietários dos terrenos onde se situam as moradias”, afirmou.

Recorde-se que esse acordo fez com que a autarquia adquirisse três prédios, “num valor total de aquisição de quatro milhões de euros, que terá de pagar entre março de 2019 e março de 2022”, refere o social-democrata, explicando que o mesmo “permitiu o regresso das famílias despejadas às suas habitações, mas é preciso saber que papel terá o Governo da República no desenrolar deste presumível desfecho”, alertou.

Já em meados deste ano, os deputados açorianos no PSD em Lisboa tinham questionado se o Governo da República “teria estabelecido diálogo com o Governo Regional e com a Câmara Municipal da Praia da Vitória para solucionar a situação dos moradores e dos proprietários dos terrenos”.

António Ventura refere que “foi o Estado Português quem permitiu a construção das casas pelos trabalhadores/militares norte-americanos, pelo que o Governo deve também assumir a sua responsabilidade naquela que é a anunciada resolução do problema”, adianta.

O deputado do PSD/Açores diz que “tem de haver transparência e concretização em todo este processo, de modo a que o recente anúncio não fique esquecido”, concluiu.