PSD/Açores solicita relatório do inquérito às evacuações médicas

O grupo parlamentar do PSD/Açores solicitou ao Governo Regional “a cópia integral do relatório do inquérito da Inspeção Regional de Saúde às evacuações médicas ocorridas no dia 2 de fevereiro de 2017”, um documento que, segundo o executivo, “foi entregue no fim da passada semana ao Presidente do Governo”, referem.

Segundo a deputada Mónica Seidi, “é necessário e imperioso o cabal esclarecimento da verdade relativamente ao caso das evacuações médicas ocorridas a 2 de fevereiro de 2017, no qual houve interferência da Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT)”.

Conforme afirmou, “há um despacho normativo que define o Diretor Clínico do Hospital como o coordenador geral da Unidade de Deslocações e Evacuações Aéreas (UDEA), não sendo atribuído ao Presidente do Conselho de Administração qualquer tipo de função. Ou seja, houve interferência direta daquela responsável nas evacuações ocorridas em fevereiro de 2017, em benefício de um familiar”, lembrou.

“E mais, segundo as declarações do responsável da UDEA do HSEIT, nunca, em 23 anos de serviço, houve interferência de terceiros em todo o processo”, reforçou Mónica Seidi.

A deputada recorda igualmente que o Secretário Regional da Saúde, presente na Comissão de Política Geral, “se recusou a responder às perguntas colocadas pelos deputados, no sentido de se apurar toda a verdade, justificando-se com o facto de o inquérito aberto pelo Presidente do Governo Regional ainda estar a decorrer”.

A social-democrata lamenta igualmente que Rui Luís não tenha, em sede de Comissão, “apresentado os motivos que levaram a tutela a não abrir um inquérito sobre os referidos acontecimentos de 2017”.

“Com o seu silêncio, o senhor secretário acabou por ser cúmplice da situação. E se, no início, desvalorizou a mesma, esse mesmo silêncio acabou por desautoriza o próprio presidente do Governo, pelo que duvidamos que mantenha as condições necessárias para continuar a exercer as suas funções como secretário regional da saúde”, conclui a social-democrata.