PSD/Açores quer ouvir anterior administração da SATA na comissão de inquérito
Publicado em 13 de Setembro, 2018

O PSD/Açores anunciou que vai requerer a audição da anterior administração da SATA em comissão parlamentar de inquérito, alegando que muitas questões sobre a situação financeira da companhia aérea “ficaram por esclarecer”.

“Ouvimos o novo presidente do conselho de administração da SATA e muitas questões ficaram por esclarecer, sobretudo em relação ao prejuízo histórico de 41 milhões em 2017 e que traz consequências gravíssimas para a companhia”, afirmou António Vasco Viveiros.

O deputado social-democrata, que falava após a audição do presidente da administração da transportadora aérea açoriana na comissão parlamentar de inquérito ao setor público empresarial regional, defendeu ser necessário “ter um conhecimento exato das causas do insucesso da SATA nos últimos anos”.

“Outra questão por esclarecer tem a ver com as contas do segundo trimestre deste ano. No primeiro trimestre de 2018 o grupo SATA teve um prejuízo de 15 milhões de euros. O PSD questionou o senhor presidente da SATA sobre as contas do segundo trimestre, que disse não ter informação sobre isso”, frisou.

Segundo António Vasco Viveiros, “perante esta falta de esclarecimentos, o grupo parlamentar do PSD/Açores vai solicitar a convocatória da anterior administração da SATA para ter as respostas que não foram obtidas nesta audição”.

Os social-democratas perguntaram ainda ao presidente da administração da SATA se a proposta da Loftleidir Icelandic passa pela aquisição de 49 por cento do capital da Azores Airlines ou se prevê apenas o estabelecimento de um contrato de gestão, “mas, apesar da resposta dada, persistem dúvidas com o enquadramento da proposta no caderno de encargos da privatização”.