António Ventura exige solidariedade nacional para agricultores açorianos afetados pela seca

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, defendeu que tem de haver “solidariedade nacional” para os agricultores açorianos afetados pela seca, alegando que o governo da República “não pode fazer de conta que o problema não existe”.

“Até ao momento não se conhece a solidariedade do governo da República para com a Região. Os Açores são também um território português. O governo da República não pode fazer de conta que o problema não existe ou, simplesmente, esperar que chova”, afirmou o deputado açoriano.

Em pergunta enviada ao ministro da Agricultura, o parlamentar social-democrata salientou que “os Açores e, em particular algumas ilhas, foram afetados por uma severa seca que provocou e está a provocar quebras de rendimento aos agricultores”.

António Ventura referiu, a título de exemplo, que “este ano poderá existir uma redução de 40 por cento na produção de leite” na ilha Terceira, como consequência da “seca severa”.

“Esta realidade da quebra de rendimentos não se confina só ao setor agropecuário. Atendendo ao peso económico e social da agricultura nos Açores, esta situação tem um efeito dominó sobre toda a economia da Região”, frisou.

O deputado açoriano questionou ainda o ministro da Agricultura para “saber se o governo dos Açores se candidatou ao Fundo Ambiental, pois em declarações recentes o ministro do Ambiente deu nota que não tinha recebido nenhuma candidatura da Região”.