Propaganda socialista omite que metade dos lucros da safra de atum não fica com pescadores açorianos
Publicado em 01 de Agosto, 2018

Jaime Vieira, deputado do PSD/Açores, denuncia as omissões da propaganda socialista sobre a boa safra de atum este ano na Região e esclareceu que quase metade das receitas da safra no mar dos Açores não está a beneficiar os pescadores açorianos, mas sim os empresários e pescadores madeirenses.

“Recentemente, o deputado socialista José Ávila, depois de uma visita ao porto de Ponta Delgada, afirmou que só este mês os resultados da safra deverão ultrapassar os 6 milhões de euros. Mas o deputado escondeu que metade destes 6 milhões de euros não fica com os nossos pescadores açorianos”, afirmou.

O social-democrata clarifica que das 600 embarcações do universo regional, apenas 25 estão no segmento do atum. Destes 25 atuneiros, quase metade são de empresários e de tripulantes madeirenses, o que significa que quase metade dos lucros não se reflete no rendimento dos pescadores dos Açores.

“O Partido Socialista tem-se desdobrado em ações para cantar vitória pela boa safra de atum, com a qual o PSD/Açores congratula-se. Mas não está a contar toda a verdade e está a desrespeitar as embarcações e os pescadores açorianos que não estão a ver o seu rendimento aumentar com a safra deste ano”, insiste.

O deputado do PSD/Açores considera que “a bem da transparência, do rigor e da verdade para com os açorianos, o PS não deveria esconder a realidade das pequenas embarcações licenciadas para a pesca de atum que estão indignadas porque não estão a tirar proveito desta maior quantidade de atum no nosso mar”.

Jaime Vieira classifica como “insultuosas” as afirmações do PS de que a boa safra garante melhores rendimentos aos pescadores açorianos, uma vez que apenas quase 10% dos pescadores da frota atuneira serão beneficiados e tendo em conta que os restantes 90% dos pescadores não aumentam o seu rendimento.

“O PS tem um objetivo: criar a ideia de que os pescadores açorianos vão receber 6 milhões de euros só este mês. Nada mais falso! Aliás, os pequenos armadores licenciados para a pesca do atum têm vindo a denunciar que não estão a colher, na realidade, os proveitos que a governação socialista apregoa”, salienta.

Os deputados do PSD/Açores no parlamento açoriano têm acompanhado “com satisfação” a boa safra de atum este ano nos Açores, “a melhor dos últimos sete ou oito anos”, reconhece Jaime Vieira, “o que necessariamente leva ao aumento do rendimento de parte substancial dos pescadores de algumas ilhas”, salienta.

Mas, continua o deputado, o PS e o Governo “não podem atirar números para cima da mesa, contar meias verdades, nem fingir que o sério problema com o rendimento de uma parte dos pescadores açorianos está ultrapassado”.