Proposta do PSD para ampliação do Aeroporto da Horta aprovada na Assembleia da República

Foi aprovado, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução do PSD para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta, uma iniciativa “que visa melhorar o funcionamento e as condições daquela infraestrutura, como tem sido reclamado por toda a sociedade civil, agentes políticos e pelos empresários da ilha do Faial”, refere a deputada Berta Cabral, que defendeu a proposta em plenário.

A social-democrata diz que, agora, “caberá ao Governo promover as necessárias diligências com vista à ampliação, para pelo menos 2050 metros, da pista do Aeroporto da Horta”.

Berta Cabral lembra que as condições de operacionalidade daquele Aeroporto “têm sido objeto de apreensão por parte das forças vivas e da população em geral do Faial, estando a limitar a operação a determinado tipo de aeronaves, com prejuízos óbvios no desenvolvimento da ilha”, sublinha.

A parlamentar açoriana do PSD recorda igualmente que, na recente visita da Comissão de Economia ao arquipélago, “a ANA confirmou que ia intervir na pista da Horta para construir as áreas de segurança RESA. Também a reprogramação do PT 2020 e o novo Quadro Financeiro Plurianual criaram condições para uma efetiva ampliação da pista”, explica.

“E foi também nesse sentido que o PSD criou a iniciativa, que felizmente foi aprovada, o que deverá acelerar todo um processo que as gentes do Faial já aguardam há demasiado tempo”, concluiu Berta Cabral.