Esclarecimento do Grupo Parlamentar do PSD/Açores sobre o Solar da Glória
Publicado em 03 de Julho, 2018

O Grupo Parlamentar do PSD/Açores, no seguimento das recentes declarações do Secretário Regional da Saúde sobre o Solar da Glória, vem esclarecer o seguinte:

O Secretário Regional da Saúde mente, de forma descarada, sobre o processo de gestão e exploração do Solar da Glória.

O Secretário Regional da Saúde disse no Parlamento, a 15 de março de 2017, que «foi atribuída à entidade que tinha experiência para o efeito, a ARRISCA, a responsabilidade de gestão dessa infraestrutura». Esta afirmação está registada em vídeo e no Diário das Sessões da Assembleia Legislativa dos Açores.

Fica assim provada a forma como o Secretário Regional da Saúde mente, quando afirma que a gestão do Solar da Glória não foi entregue à ARRISCA.

Também a 15 de março de 2017, o Secretário Regional da Saúde disse no Parlamento que a ARRISCA foi escolhida «por ser a única que é considerada como tendo competências para o efeito». Esta afirmação ficou igualmente registada em vídeo e no Diário das Sessões.

Por aqui também fica provada a forma como o Secretário Regional da Saúde mente, ao afirmar agora que haverá um «concurso para todas as entidades interessadas» em explorar o Solar da Glória.

As sucessivas mentiras sobre este processo revelam que estamos perante um Governo sem palavra e no qual os açorianos não podem confiar.

Mas o mais grave é que, ao fim de 10 anos de promessas, continua sem concretizar-se a abertura desta unidade de tratamento e reabilitação juvenil, causando um enorme prejuízo para o tratamento das dependências nos Açores, uma das regiões do país com os piores indicadores em matéria de consumo de droga e dependências.