António Ventura quer explicações sobre a total descontaminação da ilha Terceira
Publicado em 27 de Julho, 2018

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou o Governo da República sobre o cumprimento de uma resolução aprovada em março deste ano, visando “a adoção de medidas concretas para promover a total descontaminação da Ilha Terceira”, e como tal querendo saber “em que ponto de situação está o processo”.

O social democrata lembrou que, “o documento surgiu também dada a incerteza em torno dos vários diagnósticos feitos aos solos e aquíferos da ilha, e igualmente porque todo esse processo fazia parte do Plano de Revitalização Económica da Ilha Terceira (PREIT)”, explicou.

“A resolução que o parlamento nacional aprovou, e que congregou iniciativas de seis partidos políticos, ultrapassou a parte técnica de toda a situação, cujos contornos continuam a ser mal explicados aos cidadãos terceirenses, sendo nelas explícitas as necessidades de esclarecimento quanto ao envolvimento dos EUA e à transparência das várias ações em curso”, adianta o parlamentar do PSD.

Nesse sentido, António Ventura quer igualmente saber, por parte do governo açoriano, “quanto do PREIT é que está, de facto, em andamento? E que vantagens estão a ter os terceirenses, a partir de uma iniciativa que pretende compensá-los do downsizing norte americano que sofreu a Base das Lajes?”, questiona o deputado açoriano.

“O povo terceirense não pode continuar sem saber o que está a ser feito no terreno e nos gabinetes. Nem muito menos podemos permitir que afirmações gratuitas, como algumas que já ouvimos de membros do atual Governo da República, sobre o PREIT e sobre a Ilha Terceira, continuem a ser proferidas”, concluiu.